O nível alto de LDL, o chamado colesterol ruim, é fator de risco para uma série de doenças cardiovasculares graves. Na maioria dos casos, uma alimentação equilibrada é suficiente para mantê-lo sob controle.

Para começar, tire da sua lista de compras produtos processados como salgadinhos, bolos prontos e biscoitos recheados. Eles contêm gorduras trans, que são um perigo para a saúde do seu coração. Agora sim, vamos às três sugestões de alimentos saudáveis que vale a pena incluir nas suas refeições diárias:  

1) Aveia: As fibras da aveia ajudam a carregar o colesterol para o trato intestinal para ser eliminado. Consuma duas colheres de sopa todos os dias. Uma boa pedida é adicionar aveia ao consumir frutas, sucos e vitaminas.

2) Azeite: Muito usado em saladas, o azeite eleva o HDL, colesterol bom que contribui para baixar o nível do ruim. Ele também auxilia na absorção de micronutrientes, mas atenção: use-o frio, pois aquecido ele passa a ser menos nutritivo.

3) Peixes: Salmão, atum e sardinha contêm ômega 3, um tipo de ácido graxo capaz de elevar os níveis de colesterol bom. Quanto mais frequente nas suas dietas, melhor para o organismo. É uma boa opção para substituir a carne vermelha, mais rica em gorduras saturadas, que são menos saudáveis.





Tags: doenças cardiovasculares; alimentos; gorduras trans; HDL; LDL



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