O colesterol alto é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares. Pessoas sedentárias, com excesso de peso, tabagistas ou que consomem bebidas alcoólicas têm mais propensão a desenvolver o problema, mas não esqueça de incluir nesse grupo as pessoas com diabetes.

É importante ter em mente que o diabetes provoca alterações no metabolismo que não interferem somente na glicemia. Pessoas com a doença têm mais risco de desenvolver dislipidemia, doença caracterizada por níveis elevados de lipídios no sangue, o que inclui colesterol e triglicérides.

Além disso, existe um problema cultural e de comunicação que agrava o problema. Quem tem diabetes normalmente limita o consumo diário de carboidratos, principalmente os açúcares, mas como não se dá tanto destaque para as gorduras, muitas vezes os paciente não têm a mesma cautela.

O ideal é ter uma alimentação balanceada, dando preferência para verduras, legumes e frutas. Praticar atividades físicas também diminui o risco de desenvolver tanto diabetes como colesterol alto. Se você já tem diabetes, além de moderar o consumo de carboidratos, evite frituras e gorduras em excesso. E siga sempre as orientações do seu médico.





Tags: colesterol alto; diabetes; alimentação; gorduras



Deixe seu comentário

Para comentar ou responder, você precisa se cadastrar ou estar logado.


0 Comentários