O colesterol alto é uma doença silenciosa, pois não apresenta sintomas. Só existe um jeito para saber se os seus níveis estão adequados: fazendo exame de sangue. Mas de quanto em quanto tempo devemos medir?

Pessoas que não têm colesterol alto nem histórico familiar da doença devem fazer o exame periodicamente a cada 5 anos. O ideal é que começar a partir dos 20 anos. Já pessoas com histórico familiar ou que apresentem fatores de risco para a doença (como obesidade e sedentarismo) devem fazer anualmente, a partir dos 30 anos.

O valor máximo do colesterol total deve ser abaixo de 190 mg/dl. Já os níveis de LDL e HDL dependem do risco que a pessoa tem. Veja aqui os valores em cada caso. Seguir essas referências reduz o risco de ter a doença ao longo da vida. Para se prevenir, o ideal é manter uma alimentação balanceada, praticar atividade física e controlar o peso.

Quem já tem colesterol alto deve seguir a orientação médica quanto à periodicidade. Não abandone o tratamento com medicamentos sem consultar seu médico e lembre-se: mudar seus hábitos também é necessário para o controle da doença.





Tags: colesterol; obesidade; sedentarismo; exame de sangue



Deixe seu comentário

Para comentar ou responder, você precisa se cadastrar ou estar logado.


0 Comentários