Pressão arterial oscilando? Cuidado com o estresse durante a pandemia

Pessoas que possuem pressão alta devem ficar atentas à pandemia do coronavírus. Não só às medidas de prevenção, como usar máscara, lavar bem as mãos e evitar aglomerações, mas também as alterações emocionais que esse período causa.

Uma das maneiras de saber se sua pressão está controlada é aferindo-a diariamente. Qualquer alteração deve ser observada e conversada com seu médico, principalmente se essas variações forem frequentes. O ideal é que o valores estejam entre 120 mmHg por 80 mmHg, o famoso 12 X 8. 

Lembre-se que estresse age diretamente em nossa pressão arterial. Quando estamos vivenciando momentos de tensão, como a atual, nosso corpo entra em alerta para tomarmos alguma ação rápida, o que aumenta a pressão sanguínea para que seja possível bombear mais rapidamente órgãos e músculos. O problema é que picos repetidos de estresses podem levar à hipertensão ou trazer consequências para quem já sofre com a doença.

Por isso, é muito importante seguir rigorosamente a prescrição médica, para que não haja picos de pressão e o músculo cardíaco não tenha prejuízo em longo prazo.

Tente manter a calma (por mais complicado que possa parecer no momento), evite gatilhos (como assistir ao telejornal a todo instante, ficar nas redes sociais) cuide da alimentação e faça atividades físicas. Existem também outras formas de aliviar o estresse, como controle da respiração e meditação. Busque o que funciona para você e siga controlando a sua pressão.





Tags:



Deixe seu comentário

Para comentar ou responder, você precisa se cadastrar ou estar logado.


0 Comentários