Por muitas décadas, envelhecer era sinônimo de doença. Esse conceito está mais que desatualizado. Envelhecer com saúde é possível, mas é importante ter uma atitude preventiva ao longo de toda a vida.

Aquele básico que a gente sempre reforça: Alimentação balanceada, atividade física regular e acompanhamento médico periódico, principalmente a partir dos 30 anos. Esses três fatores podem prevenir muitas das principais doenças crônicas que atingem idosos, como hipertensão, colesterol alto e diabetes.

Exercitar o corpo é importante, mas o cérebro não deve ficar de lado. Ler, aprender algo novo ou fazer atividades manuais ajudam a ativar as áreas mais preguiçosas do nosso cérebro.

Ter convívio social com familiares e amigos também é parte importante da manutenção da saúde mental. Se sentir acolhido e interagir são essenciais para manter a mente ativa. Procure realizar atividades em grupo que possibilitem fortalecer essas relações. Em algumas comunidades, como igrejas e centros culturais, existem atividades direcionadas especificamente ao convívio entre idosos.

Planeje sua velhice. Comece hoje a se cuidar!





Tags: alimentação; saúde; envelhecimento; atividade física



Deixe seu comentário

Para comentar ou responder, você precisa se cadastrar ou estar logado.


0 Comentários