O descontrole do nível de açúcar em pessoas com diabetes aumenta o risco de complicações como amputação de membros, problemas de visão e nos rins. Mas é preciso cuidado especial também com algumas infecções, como a dengue.

A dengue é uma doença transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. O vírus entra na corrente sanguínea e afeta diferentes órgãos. Não há medicamento específico, o tratamento é feito com o controle de sintomas como febre, dor de cabeça e aquela quebradeira no corpo. 

Geralmente, esses sintomas desaparecem em até sete dias, mas no caso das pessoas com diabetes, estar com o índice de glicemia elevado pode causar complicações. Isso ocorre porque o descontrole afeta a imunidade, e as células que combatem os vírus se tornam menos eficientes. 

Repelentes e telas mosquiteiras podem auxiliar a manter o mosquito distante. Lembre-se do clássico: não deixar garrafas, baldes ou outros recipientes acumulando água. Ainda assim, sempre é possível contrair a doença. Se sentir sintomas como febre alta, dores musculares e nos olhos, manchas vermelhas pelo corpo e dor de cabeça intensa, procure um médico.





Tags: aedes aegypti, dengue, diabetes



Deixe seu comentário

Para comentar ou responder, você precisa se cadastrar ou estar logado.


0 Comentários