Medicamento para pressão alta agrava quadro de coronavírus?

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, surgiram muitas notícias dizendo que algumas medicações de uso contínuo poderiam agravar o quadro de pacientes com Covid-19. Os remédios de pressão alta entraram na lista, entretanto, pesquisas recentes esclareceram essa questão. 

O coronavírus entra em nossas células através dos receptores ACE2. A hipótese era que alguns medicamentos para hipertensão aumentassem o número desses receptores, favorecendo assim a piora do quadro de infecção pelo vírus. Três pesquisas recentes, no entanto, descobriram que esses medicamentos não agravam a covid-19.

Por isso, se você utiliza os medicamentos inibidores da enzima conversora de angiotensina (IECA) ou bloqueadores dos receptores de angiotensina (BRA), não é preciso suspender o uso, principalmente porque pode descompensar a sua pressão e trazer outras complicações sérias, como infarto e AVC. Portanto, lembre-se: não interrompa seu tratamento em hipótese alguma. Se você tem dúvida sobre o uso dessas medicações porque recebeu alguma mensagem via rede social, converse com seu médico ou com farmacêutico. 

Além disso, ainda não é o momento de afrouxar as medidas de prevenção contra o coronavírus, já que os pacientes com pressão alta integram o grupo de risco. Siga utilizando máscaras, higienizando as mãos e evitando aglomerações. O coronavírus ainda está circulando no país.





Tags:



Deixe seu comentário

Para comentar ou responder, você precisa se cadastrar ou estar logado.


0 Comentários