Você já deve ter ouvido falar sobre trombose, uma doença que afeta principalmente as pernas. O que muita gente não sabe é que a hipertensão é um dos principais fatores de risco para a doença.

A trombose é caracterizada pela formação de coágulos que provocam a obstrução de veias e artérias. Pode afetar não somente as pernas, mas também muitas outras regiões, como cérebro, pulmão, coração, entre outros. Entre as principais consequências da trombose estão situações graves, como embolia pulmonar, infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

Outros fatores de risco além da pressão alta são tabagismo, uso de anticoncepcional, obesidade, permanecer sentado ou deitado por muito tempo, colesterol elevado e histórico familiar de trombose. As varizes são um sinal de alerta para trombose nas pernas, assim como dor, vermelhidão e rigidez muscular. 

Pessoas com pressão alta devem seguir o tratamento com medicamentos para prevenir a doença. Se você trabalha sentado, movimente-se durante o dia. Momentos simples ajudam. Aproveite o trajeto até o bebedouro ou o café para esticar as pernas. Use sempre meias elásticas de acordo com orientação médica, pois cada caso precisa de um nível de compressão. Ao sentir os primeiros sintomas, procure um médico. Quanto antes iniciar o tratamento, menor o risco de complicações.





Tags: hipertensão; trombose; coágulos; embolia pulmonar



Deixe seu comentário

Para comentar ou responder, você precisa se cadastrar ou estar logado.


0 Comentários