Minha glicemia caiu de forma brusca. Quando devo ir ao pronto-socorro?

Se você tem diabetes, ou conhece alguém que tenha, sabe que é de extrema importância manter o índice glicêmico controlado.
Com os índices estáveis, as idas ao médico diminuem e se resumem ao acompanhamento periódico. Entretanto, em algumas situações (felizmente não tão frequentes) é preciso buscar um pronto-socorro, como em quadros graves de hipoglicemia, caracterizada pela queda brusca dos níveis de açúcar no sangue. Pacientes portadores do diabetes tipo 1 costumam ser mais cometidos por esse quadro.

As causas mais comuns são o uso de dose excessiva de medicamento, passar muito tempo sem comer e o excesso de bebida alcoólica. Palidez, suor frio, dor de cabeça, vômito e até desmaio são alguns dos sintomas. Para subir o nível da glicose, o indicado é comer de 15 a 20 gramas de carboidratos simples, o que pode ser um copo de suco de laranja ou refrigerante, ou ainda uma colher de açúcar dissolvida em meio copo de água. 

É recomendado medir a glicemia 15 minutos depois e caso não subiu para os níveis normais, ingerir mais uma porção de carboidrato. Em alguns casos, porém, é preciso encaminhar à pessoa a emergência, principalmente se houver desmaios com queda ou se a consciência estiver sendo afetada. 

Nesse período de pandemia do coronavírus devemos reforçar os cuidados com o diabetes, já que os hospitais estão focados no atendimento das pessoas infectadas com o vírus e acabam se tornando locais de risco, que devem ser evitados. Cuidando da sua saúde você protege a saúde de todos.

Lembre-se, portanto, que alimentar-se nos horários indicados, tomar a quantidade correta de medicamento e não abusar de bebidas alcoólicas ajudam a evitar as crises hipoglicêmicas.





Tags:



Deixe seu comentário

Para comentar ou responder, você precisa se cadastrar ou estar logado.


0 Comentários