Pessoas com diabetes estão entre os grupos de risco para o novo coronavírus?

A pandemia do novo coronavírus deixou o mundo inteiro em estado de atenção. Em cerca de 80% dos casos, a infecção causa sintomas leves, como coriza, dor de garganta e febre. Mas uma parte da população pode ser afetada de forma grave, com internações e complicações sérias, como pneumonia . São os chamados de grupo de risco, o que inclui idosos, pessoas com imunidade baixa e doenças crônicas, como o diabetes.

Nosso recado, portanto, é direcionado aos pacientes com diabetes. O excesso de açúcar no sangue afeta diretamente a imunidade do indivíduo.
Quando o diabetes está descompensado, há um risco maior de complicações, principalmente se o paciente tiver outras doenças associadas, como pressão alta. Esse risco pode diminuir se a glicemia estiver controlada. Por isso, siga com o tratamento prescrito pelo seu médico, mantenha uma alimentação equilibrada, com controle principalmente dos açúcares e carboidratos.

Tomar as devidas prevenções contra o novo coronavírus é essencial. Lavar bem as mãos, utilizar álcool em gel para higienização e evitar aglomerações são algumas das recomendações gerais, mas que as pessoas com doenças crônicas devem ter atenção redobrada. Converse com seus familiares para que eles adotem as medidas necessárias.

Evite também a ida desnecessária aos hospitais, pois são locais que favorecem a disseminação do vírus. Procure as unidades de saúde somente em casos de urgência. Quanto mais pessoas ajudarem a prevenir a doença, mais rápido passamos essa pandemia.





Tags: diabetes, grupo de risco, coronavirus, covid 19, drauzio varella



Deixe seu comentário

Para comentar ou responder, você precisa se cadastrar ou estar logado.


0 Comentários