Coronavírus pode causar diabetes em pessoas saudáveis?

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, médicos e especialistas têm se debruçado para entender as eventuais complicações que a doença pode causar no corpo de quem está infectado. Como é possível que sintomas, como febre, tosse seca ou falta de ar, acarretem em uma crise generalizada do sistema respiratório. Além disso, pouco se sabe o que a covid-19 pode causar a longo prazo no organismo do indivíduo. Pesquisas recentes, no entanto, alertam para o risco do coronavírus provocar diabetes.

Apesar de ainda não se saber ao certo se existe uma relação direta entre o coronavírus e o diabetes, foi observado que alguns pacientes apresentaram a doença após ter covid-19. Outras doenças infecciosas, como a SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave), também apresentaram aumento da glicemia nos pacientes infectados depois de certo período.

A hipótese dos pesquisadores é que o coronavírus atinja o pâncreas, órgão responsável pela produção de insulina. Dessa maneira, pessoas que já tenham pré-diabetes ou uma tendência a ter a doença acabam tendo um agravamento do quadro. No entanto, ainda é necessário mais pesquisas para confirmar essa correlação.

O ideal é continuar se protegendo e não abrir mão das medidas de prevenção, principalmente se você é portador do diabetes. Higienizar as mãos com frequência, utilizar máscara e evitar aglomerações são medidas essenciais para prevenir o coronavírus e suas eventuais complicações. Cuide da sua saúde e de todos ao seu redor.





Tags:



Deixe seu comentário

Para comentar ou responder, você precisa se cadastrar ou estar logado.


0 Comentários