Quem já sentiu pelo menos uma vez na vida, sabe o desconforto que é. As câimbras surgem de repente, e nada mais são do que contrações involuntárias de um ou mais músculos, principalmente nos membros inferiores. Os episódios não duram mais que cinco minutos e não são graves.

Entretanto, você sabia que portadores de diabetes estão mais sujeitos a desenvolver episódios dolorosos de câimbras? Não se sabe ao certo por que isso ocorre, mas suspeita-se que tenha a tenha a ver com episódios de hiperglicemia (açúcar elevado no sangue), alterações nos níveis de sódio, cálcio, potássio e magnésio, além de problemas nos vasos e nervos periféricos.

Além disso, o excesso de glicose circulante também pode causar o chamado aumento da osmolaridade -- aumento da pressão do açúcar nos vasos -- e facilitar a desidratação de tecidos. Um músculo desidratado está mais sujeito a contrações espontâneas e dolorosas.

É difícil falar em prevenção, mas a dica fundamental para o paciente com diabetes é manter-se sempre hidratado e com a glicemia sob controle. Se você passar por um episódio desses, o ideal é tentar alongar o músculo e manter esse movimento por pelo menos um minuto. Se a dor for muita intensa, coloque uma bolsa de água quente para relaxar o local.





Tags: diabetes; glicose; câimbra; potássio



Deixe seu comentário

Para comentar ou responder, você precisa se cadastrar ou estar logado.


0 Comentários