Com a pandemia da Covid-19 os bancos de sangue de todo o Brasil teve uma redução considerável dos estoques, principalmente porque parte da população deixou de doar, com medo de ser infectado. Atualmente, há diversas campanhas pedindo para que as pessoas retornem aos hemocentros para fazerem as doações, mas será que as pessoas com diabetes podem?

Se você está com o diabetes controlado, não faz uso de insulina injetável e não tem nenhuma complicação decorrente da doença, pode doar sangue sem problemas. Mesmo se faz uso de outros tipos de medicamentos, não há impedimentos para doação. 


Mas atenção: quem utilizou insulina, mesmo que uma única vez na vida, não pode doar. Infelizmente, mesmo que você tenha tomado todos os cuidados necessários durante a aplicação, os bancos de sangue não conseguem comprovar que houve a higiene necessária durante o processo, podendo aumentar o risco de transmissões virais pelo sangue doado.

Se você não utiliza esse medicamento, procure um local para doação mais próximo da sua casa para ter mais informações. Muitos hemocentros estão fazendo a coleta somente por agendamento. Não se esqueça de seguir todas as medidas de prevenção, como o uso de máscara e distanciamento social. Além disso, é importante que esteja com a saúde em dia e nenhum sintoma gripal. 

Fique tranquilo, porque os bancos de sangue estão seguindo rigorosas medidas de segurança para evitar qualquer tipo de contágio. Seja solidário. Seu sangue doado pode ajudar até quatro vidas.





Tags:



Deixe seu comentário

Para comentar ou responder, você precisa se cadastrar ou estar logado.


0 Comentários