O diabetes é uma doença caracterizada pela má absorção da insulina, hormônio responsável por quebrar as moléculas de glicose presentes no sangue e transformá-las em energia. Pessoas que possuem essa doença devem realizar tratamento contínuo. Mas você sabe o motivo?

Os medicamentos para o controle do diabetes estimulam que o pâncreas produza maiores quantidades de insulina, sendo capaz de dar conta da quantidade de glicose no sangue, equilibrando o organismo. 

Acontece que esses medicamentos precisam ser ingeridos diariamente. Ou seja: se você deixar de tomar, o organismo não produzirá insulina suficiente e pode ocorrer um pico de glicose no seu sangue, trazendo efeitos colaterais e complicações a longo prazo, como catarata, glaucoma, problemas renais e até amputações. Por isso, é preciso ficar atento se o medicamento está atingindo o objetivo e realizar exames periódicos para monitoramento, com um médico endocrinologista. 

O diabetes é uma doença silenciosa e é muito comum os pacientes abandonarem o tratamento por terem a falsa impressão de que estão curados, já que não sentem nenhum sintoma característico. Entretanto, não se esqueça que o diabetes é uma doença crônica.  Além de seguir a prescrição médica, é muito importante também adotar um estilo de vida mais equilibrado, com práticas diárias de atividade física e mudanças alimentares.





Tags: drauzio varella, diabetes, tratamento



Deixe seu comentário

Para comentar ou responder, você precisa se cadastrar ou estar logado.


0 Comentários