Quem tem diabetes certamente já ouviu um monte de informações sobre o que pode e o que não pode comer. Mas fique tranquilo, não existe alimento proibido.

Basicamente, a regra é a mesma para uma pessoa que não tenha diabetes. Refeições equilibradas, com porções adequadas de carboidratos, proteínas, leguminosas e folhas, valem mais - em termos nutricionais - que produtos dietéticos (como aquelas gelatinas diet, por exemplo, não têm valor nutricional algum).

Mas você deve estar se perguntando sobre o consumo de carboidratos, como pães, massas, batatas, milho. Primeiramente, no caso dos pães, se puder optar pelos integrais, sempre é melhor. Mais u exemplo de que é uma regra que vale para qualquer pessoa, não só para quem tem diabetes.

Quanto a outros alimentos, vai depender muito de como estão seus níveis de glicose no sangue. Medir a glicemia em horários diferentes ajuda a determinar se você está comendo pouco ou muito, se a quantidade de medicação está insuficiente ou se a atividade física está no ponto.

Doces e chocolates também não são proibidos, mas é importante que estejam  dentro de um planejamento alimentar combinado com exercícios físicos. O “pulo do gato” em relação a essa categoria é que eles devem ser consumidos em pequenas porções e em ocasiões especiais, ou seja, nos dias em que pretende consumir um doce, você deverá se concentrar em manter refeições mais saudáveis e leves para abrir espaço para aquele docinho.

A sociedade Brasileira de Diabetes possui um Manual de Contagem que pode te ajudar nessa tarefa. Veja aqui > https://www.yumpu.com/pt/document/view/56167545/manual-de-contagem-de-carboidratos





Tags: diabetes; alimentos; glicemia; dietéticos



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