Você já deve ter ouvido de seu médico que é importante controlar a pressão. Em certos casos, essa medida é suficiente para refletir em grande redução de risco de eventos bastante graves. Quando a pressão se mantém nos níveis indicados, o risco de acidente vascular cerebral, conhecido popularmente como AVC ou derrame, é reduzido em 42%.

O AVC é a segunda maior causa de mortes no Brasil. O problema ocorre quando uma artéria do cérebro se rompe ou é obstruída, impedindo que o fluxo sanguíneo chegue normalmente levando oxigênio ao órgão.

A pressão alta está diretamente ligada a esse problema. Ela facilita a formação de placas de gordura ou coágulos que podem se desprender das paredes dos vasos e serem levados pela corrente sanguínea até obstruir a artéria cerebral. O ideal é que sua pressão se mantenha em 12x8.

Se mesmo seguindo o tratamento sua pressão subir, procure atendimento médico. Você pode precisar de medicamentos para controlar a alteração naquele momento e, posteriormente, fazer ajustes no seu tratamento regular.

Em qualquer caso, manter uma alimentação balanceada com baixo teor de sódio, pouca gordura, além de praticar atividade física com regularidade, são ótimos complementos para a medicação. Previna-se!





Tags: pressão alta; AVC; derrame; sódio



Deixe seu comentário

Para comentar ou responder, você precisa se cadastrar ou estar logado.


0 Comentários