Post Psicopedagogia e o desenvolvimento de crianças e adolescentes

Entenda como funciona esse tipo de ensino que mistura pedagogia com a psicologia

 

A psicopedagogia nada mais é do que a junção da pedagogia com a psicologia. Ela estuda o ato de aprender e ensinar, levando em consideração as realidades interna e externa de aprendizagem.

De acordo com Maria Cristina Basile Palermo, pós-graduada em Psicopedagogia pela Escuela de Psicopedagogia de Buenos Aires (EPSIBA) e autora do portal Educação e Hipismo, “também busca a construção do conhecimento em toda a sua complexidade, sempre equilibrando os fatores cognitivos, afetivos e sociais implícitos”.

O conceito de aprendizagem é fundamental na teoria psicopedagógica por permitir descrever e compreender a forma pessoal com que cada indivíduo convive e relaciona-se com o objeto de conhecimento.

“Em 1996, especializei-me em Psicopedagogia pela Escuela de Psicopedagogia de Buenos Aires (EPSIBA) com ninguém menos que a argentina Alicia Fernández, falecida em 2015, mas que ainda hoje continua sendo uma das psicopedagogas mais consagradas no mundo, referência para profissionais também de áreas afins, como a Psicologia e a Pedagogia. Como os ensinamentos de Alicia estão intimamente ligados a toda concepção de psicopedagogia, já que ela foi uma das precursoras da matéria, vou contar um pouco sobre sua história e meu aprendizado com ela”, conta.

“O estudo sobre a aprendizagem humana foi fortemente influenciado por Alicia. A partir de seus estudos, não apenas compreendeu-se melhor a indissociabilidade entre as dimensões conscientes e inconscientes do pensamento, como também surgiu uma concepção mais complexa do sujeito da aprendizagem, aquele que não se limita ao aluno, mas ao sujeito ‘aprendente’, que a partir do vínculo com o outro, torna-se capaz de se reconhecer ativo em sua história e de se responsabilizar pela autoria de seu pensamento”.

O estímulo feito por um psicopedagogo durante a educação infantil é fundamental. O aprender brincando e o experimentar coisas novas levam a importantes conquistas e descobertas, o que facilita na construção do pensamento e no desenvolvimento de conhecimento, além de evitar problemas futuros.

Por isso, é sempre importante fazer um acompanhamento médico e descobrir o que é melhor para o seu filho.





Tags: psicopedagogia; aprendizagem; conhecimento



Deixe seu comentário

Para comentar ou responder, você precisa se cadastrar ou estar logado.


0 Comentários