Na hora da fome, nem tudo que é prático é o mais recomendável. Então, fique atento a alguns detalhes

 

Pela praticidade de muitas vezes não terem tempo para cozinhar ou se alimentar, ou até mesmo pelo simples desejo de perder peso adotando uma dieta saudável, muitas pessoas optam pelo uso dos shakes, nos mais variados sabores e formas, misturados a frutas ou aveia, sem se dar conta de que eles necessariamente não substituem uma alimentação diária.

“Profissionais da área não recomendam o consumo dos shakes, por exemplo, como substitutos das refeições, devido a sua qualidade nutricional ou mesmo ao seu valor calórico e energético, abaixo das necessidades nutricionais”, explica a nutricionista Simone Cunha.

Ou seja, nada substitui uma refeição saudável. Mas por outro lado, os shakes podem ser utilizados como um complemento. “A pessoa pode usá-los em sua dieta diária, desde que eles sejam intercalados às refeições ou precisem ser utilizados em condições especiais, como nos casos de limitações para mastigação, como cirurgias bucais, colocações de aparelhos dentários, ou até mesmo nos casos de cirurgias bariátricas. Isso porque, nessas situações, as pessoas não conseguem mastigar direito e precisam complementar a sua refeição para conseguir ingerir o aporte calórico e nutricional necessário”, esclarece a nutricionista.

Cuidados extras

Diante desses detalhes, é interessante considerar antes de se adotar os shakes na dieta, confira algumas dicas:

  • Como forma de evitar carências nutricionais, procure um nutricionista para saber a melhor maneira de adequá-los a sua dieta.
  • Evitar alimentos industrializados e de alto teor de gordura, como doces, refrigerantes e bebidas alcóolicas, ainda é a melhor forma de perder peso, para quem tem este objetivo.
  • Quando utilizados em dietas voltadas para a perda de peso rápida, os shakes ajudam não só a diminuir a gordura do corpo, como também a água e os músculos que há nele, podendo gerar novos ganhos de peso. “Portanto, para todos os efeitos, a melhor forma de utilizá-los é fazendo com que eles façam parte de uma dieta que contenha refeições equilibradas”, completa Simone.

 





Tags: dieta; shakes; refeições; alimentação



Deixe seu comentário

Para comentar ou responder, você precisa se cadastrar ou estar logado.


0 Comentários